domingo, 16 de junho de 2013

E se o Passe Livre fosse instituído?

Imaginemos que toda essa onda de protestos que está ocorrendo Brasil adentro em busca do Passe Livre enfim dê certo. Imaginemos que o governo, cansado de tanto vandalismo e medidas de contenção inúteis, se veja forçado a permitir com que qualquer um ande de graça nos ônibus das cidades, o que irá acontecer?

Com o serviço de transporte público sendo grátis, a procura por ele será enorme; a demanda será aumentada de forma abrupta, sendo que a oferta não foi aumentada, seja porque o governo não concede mais licenças ou porque não há oferta estatal que consiga suprir uma demanda dessa dimensão. Como consequência, os pontos de ônibus se tornarão lotados. Tentar entrar em um ônibus será como tentar comprar frango na Venezuela, ou seja, será uma verdadeira corrida onde os mais rápidos e fortes sairão na frente.




Com tanta gente “dispondo” do serviço recém-"gratuito", os ônibus se tornarão verdadeiras latas de sardinha, levando muito mais gente do que ele pode suportar de forma segura. Não que isso não ocorra hoje em dia, mas a visão se tornará muito mais constante.

Mas de onde vem todo esse dinheiro para sustentar esse serviço “gratuito” e “universal”? Ele tem que vir de algum lugar. Ele virá, obviamente, dos impostos que a população como um todo estará pagando, população esta que é formada por pessoas que sequer usam o transporte coletivo, incluindo pessoas pobres que já não dispõe de muito dinheiro para arcar com suas necessidades de curto prazo. Imagine uma costureira que trabalha em casa, ou um padeiro que mora em um sobrado em cima da padaria, ambos não necessitam de transporte público e não possuem uma renda muito alta, mas estarão pagando pelo transporte usado de forma abusiva por outros.

Ok, ok... algumas vertentes desse movimento querem apenas o Passe Livre para estudantes e com limite de duas vezes ao dia, o que é muito mais possível de ser alcançável porém não muito menos ridículo. Caso esta variante do Passe Livre seja aprovada, os custos do transporte terão que ser transferidos aos outros usuários dos ônibus, ou seja, o preço das passagens destes será aumentado na proporção de estudantes usando o transporte. Vale lembrar, agora que é grátis, mais estudantes se verão tentados a usar o transporte, elevando assim os custos para os outros usuários. Só deixando claro que usuários de ônibus e demais transportes coletivos são pessoas no geral de classes mais baixas.

No fim, veremos mais do mesmo que há nos setores públicos: muita demanda para pouca oferta e gente pagando por aquilo que não usou. 

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